Murvan é um refugiado da raça dos Desultores que veio de um mundo chamado Calanta. Teve seu mundo dominado pelos Grids e Drognods, liderados pelo lorde Hanlex Rova.
A raça dos desultores era a mais poderosa de toda Calanta, no entanto, os Grids abominavam isso. Por isso buscaram de todas as maneiras uma fraqueza para os desultores, até que descobriram que um desultor era capaz de ferir outro.
Foi então que os cientistas estudaram os restos mortais de desultores e de seus ossos desenvolveram armas, espadas capazes de perfurar a resistente pele dos desultores. Após tal feito iniciaram marchas contra vilas e cidades desultoras, destruindo tudo que havia pela frente. Murvan estava em uma destas cidades e por pouco não foi morto. Ele não era como o irmão, um guerreiro, mas correu para lhe avisar do avanço Grid.
O exército desultor ouviu relatos do ataque dos Grids, e formaram linhas de defesa na frente da capital. De início não esperavam muito dos Grids, pois os desultores tinham fama de indestrutíveis, porém, foram massacrados, pois não esperavam que os Grids pudessem ferí-los. E com a ajuda do Drognods e suas naves, os Grids conseguiam avançar mais e mais. Murvan chega no meio da batalha e encontra o irmão, que alerta que tudo está perdido e só lhes resta fugir. Os dois correm até um "ponto de deslocamento" e abrem um portal aleatório. Hanlex Rova os persegue e os dois entram no portal que se fecha em seguida. Os dois escapam, mas o irmão de Murvan foi atingido nas costas por uma espada lançada por Hanlex Rova, o que o leva a morte. Murvan se vê sozinho neste mundo novo e desconhecido chamado Terra.